Arpilleras – narrativas costuradas

DESCRIÇÃO DA OFICINA

Vivência de construção de narrativas têxtis femeninas através da técnica das arpilleras.

Objetivo: Realizar uma oficina na que serão elaboradas Arpilleras a partir das vivências, experiências de vida e reflexões das participantes. Nas oficinas será resgatada a história da técnica têxtil popular chilena das arpilleras e serão ensinadas técnicas básicas de costura necessárias para sua elaboração.

Características Técnicas das Arpilleras

As Arpilleras são uma técnica têxtil que tem suas origens numa antiga tradição popular chilena e no trabalho da folclorista Violeta Parra, quem disse que “as arpilleras são como canções que se pintam”. As Arpilleras são montadas em suporte de aniagem, pano rústico proveniente de sacos de farinha ou batatas, geralmente fabricados em cânhamo ou linho grosso. Esta tela de fundo, no Chile, recebe o nome de arpillera, dando nome a essa expressão artística popular. Toda a costura é feita a mão, utilizando agulhas e fios, sendo às vezes adicionados fios de lã a mão ou em crochê para realçar o contorno das figuras, assim como elementos tridimensionais, como bonecas.

Arpilleras e Costura como ato de transgressão

O papel da costura, tradicionalmente relegado ao espaço doméstico e papel subalterno atribuído à mulher, têm sido sistematicamente transgredido. Já a deusa grega Filomela, que tinha sido estuprada pelo seu cunhado, Tereu, quem ainda lhe cortou a língua para que não pudesse falar, usou a costura para denunciar à sua irmã este terrível episódio. Na época da ditadura militar chilena, as arpilleras, floriram dos pátios interiores das casas e nas igrejas da periferia de Santiago, como um grito de resistência. De trabalho invisível e afazer cotidiano, gritos de luta e de luto foram costurados pelas chilenas, com as roupas dos seus desaparecidos através desta técnica, desafiando o silencio imposto pelo regime do General Augusto Pinochet.

DURAÇÃO DA OFICINA

6 horas (2 dias de 3 horas cada)

*Tem 15 minutos antes e depois da oficina para arrumar, preparar e recolher a sala antes e depois da oficina.

ORÇAMENTO

Consultar

Anúncios