Métodos contraceptivos e prevenção de DSTs

DESCRIÇÃO DA OFICINA

Nem sempre nosso corpo nos pertence. Temos pouco conhecimento sobre nós mesmas, como funcionamos, nosso prazer, nossas dores. A indústria farmacêutica, o poder médico e as religiões nos oferecem soluções prontas que nem sempre funcionam. E costumam nos aprisionar. A proposta desta oficina é descobrirmos mais sobres nós mesmas e compartilharmos práticas de cuidados naturais que valorizam nossa autonomia. Além de conversar sobre nossos ciclos e cuidados naturais que nos ajudam a potencializar nossas forças e a lidar com as dores cotidianas, vamos falar sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos. Vamos falar sobre todos os métodos contraceptivos e de prevenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), com as vantagens e desvantagens de cada um – dando enfoque aos métodos não-hormonais, e as questões de gênero que permeiam essas escolhas.

Tópicos de que trataremos:

  1. conhecimento e poder sobre nossos corpos e ciclos;
  2. cuidados naturais;
  3. saúde e direitos sexuais e reprodutivos
  4. métodos contraceptivos e de prevenção de DSTs – vantagens e desvantagens. Métodos não hormonais: seja dona do seu corpo, liberte-se dos hormônios!

– Preenchimento, no ato da inscrição de formulário com informações sobre auto-cuidado e motivação para o encontro (com perguntas: como é a sua saúde? você sente que conhece bem o seu corpo? que método contraceptivo você utiliza? como você escolheu esse método? esse método previne as DSTs – doenças sexualmente transmissíveis?);

– Trocas sobre experiências com métodos contraceptivos e conhecimentos singulares (individuais, de família, de internet, científicos,…);

– Explanação sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos

– Explanação sobre métodos existentes

– Manipulação de camisinhas femininas, masculinas, DIU e diafragma (dependendo do decorrer da oficina e do interesse das participantes, pode ser possível realizarmos alguma prática – que não poderá ser filmada nem fotografada)

– Discussão sobre a escolha do método e as questões de gênero;

– Oferta de juntarem-se a um grupo de facebook de trocas sobre auto-cuidado com produtos naturais.

*Precisamos de datashow

DURAÇÃO DA OFICINA

4 a 6h (a variar dependendo do número de inscritas)

*Se possível, não ser numa quarta-feira

ORÇAMENTO

Consultar

*a depender da data da oficina, seremos 2 ou 3 oficineiras

OFICINEIRA (s)

GRUPO PANAPANÁ

Anúncios